O AMOR DE DEUS NÃO É INCONDICIONAL
É um equívoco dizer que o amor de Deus é incondicional, para que seja assim o
amor de Deus deveria cumprir duas condições que, a meu ver, estão implícitas no
termo incondicionalidade: a não necessidade de pré-requisito e a não expectativa
de reciprocidade. Vejamos:
A- "Nós o amamos a ele porque ele nos amou
primeiro." I Jo 4.19 (RC)
Deus não ama incondicionalmente: Deus ama para
ser amado. Deus espera que seu amor por nós desperte amor por Ele. Se Deus
amasse incondicionalmente a salvação teria de ser
universal.
Incondicionalidade significa não exigir nenhum pré-requisito e
não esperar nenhum tipo de resposta. Não é o caso: Deus espera ser amado. Logo,
antes de ser incondicional, o amor de Deus atua para criar em nós condições de
amá-lo. Não é incondicional porque dos dois fatores que demarcam a
incondicionalidade: a ausência de pré-requisito e o não aguardo de resposta - o
amor de Deus contempla apenas o primeiro. O amor de Deus não exige
pré-requisito: "Mas Deus mostrou-nos até que ponto nos ama, pois, quando ainda
éramos pecadores, Cristo morreu por nós." (Rm 5.8 - SBP) O amor de Deus,
entretanto, exige uma resposta: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que
deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna." (Jo 3.16 – RA) – Deus ama ao mundo, mas só salva àquele que
responde ao seu amor.
B- "O amor de Cristo absorve-nos completamente,
pois sabemos que se ele morreu por todos, então todos morreram. E ele morreu por
todos, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que
por eles morreu e ressuscitou." 2Co 2.14,15 (SBP)
O amor sacrificial de
Cristo é suficiente para salvar a todos, mas, é eficaz aos que, conscientes
desse amor, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e
ressuscitou. O amor de Cristo espera gerar conversão, para que haja
salvação.
C- "Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam
a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano." Rm 8.28 (SBP)
Deus é
soberano, mas se responsabiliza pela história daqueles que o amam; o caminho dos
ímpios, porém, perecerá (Sl 1.6). Deus garante que interferirá na história para
que esta seja benéfica para os que o amam, contudo, deixará que os ímpios sigam
livremente o seu curso, o que terminará em perdição. E, ímpios são os que não
respondem ao amor de Deus.
D- "Foi antes da festa da Páscoa. Jesus sabia
que tinha chegado a sua hora de deixar este mundo para ir para o Pai. E ele, que
amou sempre os seus que estavam no mundo, quis dar-lhes provas desse amor até ao
fim. (...) Levantou-se então da mesa, tirou a capa e pegou numa toalha que pôs à
cintura. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e
a enxugá-los com a toalha. (...) Se eu, que sou Senhor e Mestre, vos lavei os
pés, também de agora em diante devem lavar os pés uns aos outros." Jo 13. 1, 4,
5, 14 (SBP)
Mesmo o ato mais amoroso e aparentemente incondicional de
Cristo tinha um propósito: provocar conversão em seus discípulos, de modo que o
imitassem. Não era, portanto, uma demonstração da incondicionalidade de seu
amor, mas um ato pedagógico visando um fim específico. Deus ama primeiro, porém
não incondicionalmente, ele espera uma resposta.
E- "E diz também: Se o
teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer e se tem sede dá-lhe de beber. Ao fazeres
isso, farás com que a cara lhe arda de vergonha." Rm 12.20 (SBP)
Mesmo o
amor com que Deus manda que amemos não é incondicional, espera uma resposta.
Ainda que a gente não deva parar de amar por motivo nenhum: "E não nos cansemos
de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gl
6.9 (RA) – a gente, também, não pode perder a esperança de alcançar a resposta
desejada.
F- "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de
toda a tua força." Dt 6.4,5
Deus espera ser amado, porque esta é a única
maneira adequada de relacionar-se com Deus na beleza de sua exclusividade, de
sua santidade: amá-lo acima de todas as coisas – o que significa sempre escolher
a Deus, não importa quão tentadora seja a possibilidade oferecida; quem ama a
Deus acima de todas as coisas só escolhe o que Deus escolheria, porque sempre
escolhe a Deus.
G- "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse
é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei
e me manifestarei a ele. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a
palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou." Jo 14.21,24
(RA) "Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso,
e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele,
verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos
nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele
andou." 1Jo 2.4-6 (RA)
Quem ama a Deus? Aquele que o obedece. O que
acontece com aquele que obedece a Deus? O amor de Deus é nele aperfeiçoado, isto
é, nele o amor que saiu de Deus consegue cumprir a missão para a qual saiu. Deus
ama para ser obedecido! Quem não obedece a Deus como resposta ao seu amor, não
só não o ama como nem o conhece de fato; logo, não pode nele permanecer, até
porque nem está nele.
H- "Nem todos aqueles que me dizem: ‘Senhor,
Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas os que fazem a vontade de meu
Pai que está nos céus." Mt 7.21 (RA)
Os que não obedecem a Deus não serão
salvos, não porque a salvação seja pelas obras, mas porque a graça de Deus, que
em nós foi derramada, nos torna filhos da obediência, prontos para as boas obras
e para andar de modo digno do chamado que recebemos; porque, pela graça, somos
fortalecidos com poder no homem interior, podendo, assim, ser imitadores de
Deus, como filhos amados, como nos ensina o apóstolo Paulo, na carta aos
efésios.
Então, quem peca não é salvo? Para os que caem em pecado há uma
palavra de obediência que, em sendo cumprida, demonstra que eles, ainda amam ao
Senhor, embora, por um momento, o tenham desonrado: "Mas se confessarmos os
nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos pecados e nos
purificará de todo o mal." I Jo 1.9 (SBP). Há uma ordem clara para todo o que,
se dizendo filho de Deus, cai em pecado: arrepender-se. A ordem é não pecar,
contudo, disse João: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não
pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o
Justo." I Jo 2.1 (RA). É preciso, entretanto, ter sempre em mente a palavra do
apóstolo: "Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive
pecando não o viu, nem o conheceu. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na
prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não
pode viver pecando, porque é nascido de Deus." I Jo 3.4,8 (RA)
O amor de
Deus não é incondicional, Deus ama para ser obedecido.
Tudo, na
Bíblia, parece dizer que Deus não deixa de amar porque não houve resposta ao seu
amor, entretanto, também não deixa de esperar que essa resposta venha. E se
ela não vier, apesar de todo o amor que dispensa às suas criaturas, executará o
juízo.
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